Um plano de manutenção é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. É que é muito melhor ter um plano de prevenção do maquinário do que ter várias máquinas quebrando e consertá-las pontualmente. Resulta em menos trabalho e mais economia de custos, além de maior vida útil dos equipamentos.
Veja também:
Mas o que o plano de manutenção precisa?
O plano de manutenção tem que ser elaborado para que todos os processos sejam minuciosamente descritos e assim não haver mal-entendido entre o gerente de manutenção e os operadores. Dessa forma, ele deve ser a prova de equívocos e traçar limites claros do que pode ou não pode fazer. Os próximos passos são as etapas essenciais que todo o plano de manutenção deve ter.
Checklist do plano de manutenção
A primeira coisa a ser feita é a checklist de todos os procedimentos a serem realizados durante a inspeção, prevenção ou até mesmo na correção de um equipamento.
A checklist ajuda tanto no controle das atividades a serem realizadas, assegurando o cumprimento eficaz de cada etapa, quanto na direção correta da manutenção como ela foi planejada.
A checklist também assegura as informações dos equipamentos, dando maior solidez para o planejamento de todo o resto das atividades.
Sem a checklist o plano corre o risco de ficar muito caótico e sem eficiência.

Verificação dos custos
Concluída a etapa da checklist, é necessário calcular todos os gastos que o plano vai requerer. Calcular e verificar se os custos são condizentes e factível de ser adquirido.
Os custos têm que estar bem medidos e devem passar por toda a extensão do plano de manutenção. Desde os materiais, transporte e fornecedores, peças, contratação de profissionais, treinamento e até sistemas de gestão, tudo deve estar calculado e na planilha.
Cronograma das atividades
Além da checklist dos procedimentos e a avaliação dos custos, o plano de manutenção também vai precisar de um cronograma do projeto. Esse cronograma vai precisar ter a periodicidade das revisões e manutenção dos equipamentos, para que tudo ocorra de modo a evitar a interrupção da produção.
Além disso, vai ter a quantidade de profissionais alocados para cada período, pois tudo deve estar alinhado para evitar perda de recursos e tempo.
Treinamento dos profissionais
O plano de manutenção também precisa de um treinamento para os profissionais, porque há muito prejuízo quando há desqualificação.
É necessário definir quais os conhecimentos técnicos necessários para implementar o plano e assistir esses profissionais com capacitação.

Acompanhamento do progresso do plano
Não basta apenas definir a checklist, mas o plano de manutenção deve ter a garantia de um acompanhamento de um profissional capacitado para verificar o andamento dos processos e do plano de manutenção como um todo.
Esse acompanhamento pode evitar desvios na execução do plano e até otimizar as tarefas.
Métricas de produtividade
Por último, é necessário para o plano de manutenção ter métricas que averiguem a produtividade de todo o processo. Essas métricas são importantes para o controle e assegurar a qualidade do serviço. Alguns indicadores são:
- Aumento de produtividade;
- Redução de falhas;
- Intervalo entre reparos;
- Tempo médio de atendimento.
Ficou interessado em saber mais sobre plano de manutenção ou quer conhecer mais sobre nossos serviços? Fale agora mesmo com um especialista da Solidus.
Excelente detalhamento!