Programa 5S: Por que investir nessa metodologia?

Algumas das principais dificuldades encontradas no ramo empresarial ou até mesmo na vida pessoal estão atreladas à falta de produtividade, insegurança e desmotivação. Estes são problemas comuns e que prejudicam diretamente o desempenho do seu trabalho, mas que podem ser corrigidos com o programa 5S. A princípio se trata de um programa de gestão de qualidade que visa melhorar a eficiência profissional.

De acordo com os dados da consultoria internacional Conference Board e da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de produtividade brasileira é considerada baixa: produzimos apenas 1/4 do que um trabalhador nos Estados Unidos, o que o coloca na 50ª posição em uma lista que inclui 68 países.

Entendendo o método

O programa 5S foi criado em 1950 por Kaoru Ishikawa, um dos gurus da qualidade, e tinha o objetivo de transformar o ambiente das empresas e atitudes das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos empregados, diminuindo os desperdícios, reduzindo os custos e maximizando a produtividade.

Imaginemos, por exemplo, uma situação comum em indústrias: um maquinário produz certo tipo de produto, gera um lucro de 2.000 reais por minuto e apresenta um defeito deixando-o impossibilitado de funcionar. Ao chegar no local, o técnico de manutenção abre a sua maleta e começa a procurar a ferramenta ideal para realizar o serviço, entretanto ele demora um tempo maior que o necessário para encontra-la. Dessa forma, isso leva a uma queda de produção e de lucro.

Apenas com um simples painel de ferramentas a empresa poderia ter reduzido seu prejuízo, deixando mais fácil o acesso à ferramentas de maior uso. Você consegue perceber a importância da organização neste exemplo?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Agora você já sabe o que é o programa 5S, então vamos entender brevemente a sua estruturação. A junção do número “5” com a letra “S” remete a cinco palavras japonesas que começam com “S”:

1. Seiri – Senso de utilização

Prática de verificar todas as ferramentas e materiais de trabalho, mantendo somente os itens essenciais para a função que está sendo realizada no momento. E o resto das coisas? guarda ou descarta.

Quais são as vantagens?

  • Facilidade na busca de informações e procura de objetos;
  • Diminuição de custos;
  • Melhor aproveitamento do tempo;
  • Aumento de produtividade.

2. Seiton – Senso de organização

Organização, nesse sentido, refere-se a disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que facilite o trabalho.

Quais são as vantagens?

  • Facilidade para encontrar documentos, materiais e outros itens necessários;
  • Diminuição de compras desnecessárias;
  • Aumento do fluxo das informações;
  • Maior agilidade no trabalho.

3. Seiso – Senso de limpeza

Necessidade de manter o espaço de trabalho o mais limpo possível.

Quais são as vantagens?

  • Bem estar quanto a saúde física e mental;
  • Melhoria de imagem interna e externa do ambiente;
  • Melhoria da vida útil da ferramenta.

4. Seiketsu – Senso de saúde

Promover a higiene do corpo e da mente, preservando também o meio em que se vive.

Quais são as vantagens?

  • Aumento no senso de segurança;
  • Aumento da satisfação pessoal;
  • Prevenção de acidentes.

5. Shitsuke – Senso de autodisciplina

Objetivo de garantir o bom funcionamento de todo os “S” descritos. Ou seja, é através da autodisciplina que será possível manter o cumprimento das novas práticas adotadas.

Como aplicar esse senso que é o mais importante?

  • Eduque os membros para a criatividade;
  • Melhore a comunicação entre os membros;
  • Delegue atividades e atribua responsabilidades.

Quais são as vantagens?

  • Melhoria contínua da empresa e dos funcionários;
  • Melhoria da disciplina e ética;
  • Cultivo de bons hábitos;

Assim, depois de explicar e mostrar os benefícios de cada ponto característico da metodologia, podemos perceber a grande importância de sua utilização no dia a dia. Uma ideia bem comum de se falar é a de “quanto mais trabalho, mais dinheiro”, contudo existe um erro envolvido nesse pensamento cultural. Como vimos acima, a produtividade está atrelada a organização e limpeza do ambiente de trabalho, saúde física e mental, e outros fatores. De acordo com uma pesquisa da Henley Business School, no Reino Unido, revela como uma semana de trabalho mais curta, com remuneração integral, pode aumentar os resultados das empresas por meio do aumento da produtividade e da melhoria da saúde física e mental da equipe.

Qualidade não é um diferencial, e sim um fator para a competitividade.

Em suma, uma semana de trabalho mais curta, com um ambiente de trabalho estruturado e organizado, funcionários engajados nos serviços e uma liderança eficiente podem melhorar a produtividade local. Soa familiar para você essas características? O 5S não é uma ferramenta, não é um projeto que tem início e fim, acima de tudo o 5S é uma filosofia de trabalho. Às vezes são ideias simples que trazem grandes benefícios para as empresas.

Quer saber como podemos te ajudar? Fale agora mesmo com um especialista da Solidus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *