Em tudo o que envolve engenharia é necessário ter controle de qualidade e eficiência. O objetivo do engenheiro – e também do dono do negócio – é que aquilo que foi pensado, projetado e executado resulte no melhor produto possível.
É muito comum, porém, na manufatura industrial haver uma diferença entre aquilo que foi projetado e o resultado concreto da manufatura. Dessa forma, é necessário analisar se essa diferença está dentro do erro permitido ou se ela está completamente fora, o que invalidaria desde já o produto.
Vamos supor um projeto de eixo de transmissão de potência para um carro. Se as medidas dos mancais e engrenagens, por exemplo, não estiverem corretas, não será possível a montagem do sistema mecânico em questão.
Se essas medidas não forem aferidas e em seguida são reproduzidas em larga escala, com certeza o prejuízo econômico será enorme, além de comprometer muito a segurança caso o erro não seja detectado no lote.
Então é bastante necessário aferir medidas de amostras recolhidas para ter um critério mais quantitativo e qualitativo da manufatura dos produtos.
Sem essa análise criteriosa, o produto fica muito comprometido a erros de medidas e isso é um ponto grave no projeto.
Essa aferição é feita através de análises dimensionais, auxiliadas por tecnologias como a máquina de projetor de perfil e os softwares de desenho técnico.
Vamos conhecê-los melhor e entender por que são importante na análise das dimensões.
Projetor de perfil
As máquinas de projetor de perfil auxiliam na medição de localidades onde não são possíveis as medições precisas pelos métodos convencionais.
Ela funciona como um projetor de peças, as quais ficam ampliadas por causa do projetor, e numa combinação de coordenadas programadas em seu sistema, fazem medições precisas de cada detalhe da peça. Não é necessário a medição em locais que podem ser aferidos pelos métodos convencionais, mas apenas dos locais inacessíveis, pois isso permite um ganho de tempo.
Com a utilização do projetor, a análise mais minuciosa do produto é realizada, e com isso, um controle melhor da manufatura da peça.
Desenho técnico
É necessário também, numa análise de medidas em um produto, o auxílio do desenho técnico, sobretudo através de softwares clássicos como CAD, SolidWorks e Creo Parametric.
O recurso da modelagem 3D pode permitir ver localidades mais pormenorizadas, e também a visualização de várias faces, o que facilita também na visualização de cotas mais difíceis.
Além disso, o uso desses recursos visuais ajuda também no uso do projetor de perfil, pois fica mais claro as cotas mais difíceis que deverão ter a ajuda do projetor.
O auxílio de recursos gráficos, no caso, ajuda na melhor visualização e descrição das cotas a serem medidas – e também para um posterior desenho com cotas corrigidas.
Quer saber se seu produto está com dimensões corretas?
A Solidus Jr oferece serviço para análises dimensionais, utilizando projetor de perfil e desenho técnico, para que haja uma aferição mais precisa das suas manufaturas.
Ficou interessado em saber mais sobre análise dimensional ou quer conhecer mais sobre nossos serviços? Fale agora mesmo com um especialista da Solidus.